segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"Os Golpes dentro do Golpe".

GOLPES DENTRO DO GOLPE
CARLOS CHAGAS LANÇA LIVRO COM BASTIDORES DA DITADURA MILITAR
JORNALISTA CARLOS CHAGAS LANÇA NOVO LIVRO “OS GOLPES DENTRO DO GOLPE”
Publicado: 13 de fevereiro de 2014 às 14:34 - Atualizado às 16:00
ditadura 01O jornalista Carlos Chagas vai lançar no final deste mês o primeiro volume do livro “Os golpes dentro do golpe – 1964-1969”. A publicação retrata o dia a dia de um dos períodos mais trágicos da história do Brasil. Chagas acompanhou todo o processo de instalação do regime militar e os desdobramentos que se seguiram.
De acordo com o próprio autor, houve muitas contradições até a queda da ditadura. “Acompanhei tudo. O impedimento do presidente Costa e Silva, a prisão do vice, Pedro Aleixo, a usurpação do poder pela Junta Militar e a escolha do general Garrastazu Médici para presidente da República”, lembrou o autor.
Ao consultar Roberto Marinho sobre a conveniência de escrever sobre o período para O Globo, Chagas foi autorizado a elaborar uma série de 22 reportagens de página inteira que o Estado de S. Paulo interessou-se em publicar simultaneamente, entre janeiro e fevereiro de 1970. As reportagens valeram o Prêmio Esso de Jornalismo daquele ano ao autor, assim como o primeiro processo movido pelo governo pela Lei de Segurança Nacional.
ditadura presidentes
Presidentes da ditadura a partir da esq., Castelo Branco, Médici, Figueiredo, Costa e Silva e Geisel
Durante os dois volumes do livro, Chaga relembra o que se desenrolou e foi divulgado e expõe episódios que a memória nacional esqueceu como uma série de eventos transcorridos nos bastidores. Entre os mais curiosos diálogos está o do coronel Meira Mattos, comandante das tropas que invadiram o Congresso em novembro de 1966, e o presidente da Câmara, Adaucto Lúcio Cardoso, além de conversas informais do marechal Castello Branco com jornalistas políticos e o atraso proposital de doze horas no relógio do Plenário da Constituinte de 1967 para evitar a edição de uma Constituição que não tinha o capítulo dos Direitos e Garantias Individuais.
gracias.cdr
Mais artigos sobre:

Fonte: Diário do Poder.