terça-feira, 14 de abril de 2015

09/abr/2012
ás 12:25
Publicado por Robson Pires na categoria

Lançamento de foguete em Caicó. Uma história espetacular…

AstronautaEm Caicó, jovens cientistas e estudantes ficaram de bobeira com a espetacular viagem à Lua e resolveram também construir um foguete: inauguraram, assim, o Programa Espacial Caicoense, sob o comando de Zé Almino, o Astronauta, com a participação de Carlos de Zé Cassiano e Zenóbio de Chico Pedro (in memorian).
A preocupação com o meio-ambiente já era latente naqueles jovens destemidos e visionários empreendedores, porque os foguetes eram construídos com latas de óleo de comida, revestidos de taquari, instalados sobre uma base de lançamentos feita de restos de madeira de construção civil. Tudo ecologicamente correto.
Toda essa megaestrutura subia com uma mistura de pólvora e nitrato de alumínio, queimados com um pavio de 15 centímetros, que era deste tamanho pra dar tempo de correr do local de lançamento ao cara que acendia o pavio.
A experiência – meio tosca, é verdade – possibilitou a construção de cinco foguetes, dos quais quatro tiveram lançamentos bem sucedidos e um que falhou, justamente o que reuniu mais de 80% de população de Caicó dentro do Rio Seridó e sobre a ponte Soldado Francisco Dias.
Antes do grande dia, os cientistas caicoenses fizeram três lançamentos bem sucedidos na Base Aeroespacial do Rio Seridó, quando os foguetes subiram e sumiram no céu azul e sem nuvens de Caicó. Fazia pouco mais de um ano da chegada do homem à Lua.
Com o sucesso da fase experimental, Zé Almino, Carlos de Zé Cassiano e Zenóbio de Chico Pedro resolveram fazer um lançamento para o grande público: a esta altura, os boatos corriam na cidade, dando conta dos foguetes fabricados em Caicó.
A curiosidade da população sobre os lançamentos de foguetes dominava todas as rodas de conversas nas mesas do Bar de Ferreirinha, nas feiras livres, lojas, escolas e nas esquinas da cidade: só se falava naquilo.
Na grande data, em meados de agosto de 1970, o país com o peito estufado pela conquista do Tri-Campeonato da Seleção Brasileira, arma-se o circo para o primeiro lançamento público: a Polícia Militar e o Exército foram mobilizados pra conter a ansiedade do povo com o quarto lançamento do Programa Espacial Caicoense.
Era tanta gente sobre a ponte, que a estrutura ameaçava cair a qualquer momento.
Presentes ao grande evento autoridades como o vice-prefeito Vicente Macedo, o comandante do Batalhão Major Caminha, o delegado Dr. Marcílio, vereadores, o gerente do Banco do Brasil, os guardas fiscais e a plebe rude.
Padre Antenor e o seu fiel escudeiro, Ciriáco, subiram na torre do sino da Igreja de Sant’Ana, o melhor e mais seguro lugar de Caicó para visualizar o grande lançamento, e não permitiram a entrada de mais ninguém naquele espaço privilegiado.
Os dois cinemas da cidade, o São Francisco e o Rio Branco, suspenderam as sessões por absoluta falta de público, as escolas cancelaram as aulas, as repartições públicas decretaram ponto facultativo, o comércio e a indústria liberaram os funcionários para que todos vissem aquela fantástica experiência.
Contagem regressiva: 5…., 4…., 3…, 2…. 1…
Zé Almino tocou fogo no pavio, que queimou lentamente…
A tensão aumentava entre as mais de 20 mil pessoas que presenciavam aquele momento histórico, todo mundo de mãos postas, suando…
De repente, um estrondo…
“Óoohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh”, gritaram todos, em uníssono…
O foguete sobe 1 metro e 80 centímetros, o suficiente para dar um giro de 180 graus sobre si mesmo, e se estatela no leito do rio.
Não houve vítimas, exceto o orgulho ferido daqueles extraordinários cientistas malucos.
Foi a maior vaia que Caicó ouviu.
O último lançamento do Programa Espacial Caicoense ocorreu no dia 7 de setembro de 1970, nas dependências do 1o Batalhão de Engenharia de Construção: incentivados pelo major Caminha (“falhas ocorrem até na NASA”, disse ele aos jovens cientistas caicoenses), Zé Almino, Carlos e Zenóbio colocaram o último foguete em órbita, sem falhas e tendo apenas os militares como testemunhas.
Por Brito JR.
Foto de 1970: Delegado Marcílio, Zé Almino, o foguete (claro!), Zenóbio (de Chico Pedro), Dr. Vicente Macedo e Carlos de Zé Cassiano. No dia do histórico lançamento do foguete que não subiu.

18 Comentários

  1. Anderson Martins disse:
    Eita, seu menino! Só você mesmo meu caro blogueiro e jornalista Robson Pires que, com muito esmero e denodo publica essas maravilhas.Parabéns!!
    Conheço muita gente da foto,inclusive Dr. Vicente foi meu dentista quando morávamos na cidade. Hoje estou no Rio de Janeiro, mas pretendo passar o carnaval por ai ano que vem, se Deus assim permitir.
    É Caicó já na era espacial naquela época!! E viva Caicó!!!
    Um grande abraço.
  2. birro disse:
    meu nobre blogueiro, vc bem que poderia abrir um espaço nesse blog pelo menos uma vez p/ semana p/ postar aguns contos e causos q/ se assucederam em nossa cidade, valeu xerife…………
  3. Emanoel Carlos disse:
    Excelente historia, inclusive estudei na epoca
  4. A AUTORIDADE disse:
    Pois é, quem diria a pacata cidade de Caicó naquela época cheia de cientistas…
    Só faltou o professor Deodato para fechar com chave de ouro!hehehe
    Uma história real e verdadeiramente espetacular!!
    Parabéns pela matéria e pelo colaborador, por isso você é o número 1, ou seja, tem o blog mais visitado do RN.
    Abs e VIVA CAICÓ!!!
  5. Roberto Fontes disse:
    Robson,
    Essa história foi contada no blogue Bar de Ferreirinha, dia 19 de julho de 2009.
    O link é: http://bardeferreirinha.blogspot.com/2009/07/caico-e-corrida-para-conquista-do.html
    Abraço,
    Roberto Fontes
  6. ASTRONAUTA DE MÁRMORE disse:
    Sugiro fabricar outro foguete, bem maior, onde possam acomodar algumas personalidades, beldades, socialaites, autoridades, pseudo-intelectuais, cobras e lagartos desse lugar.
    Mas acho que nem a NASA fabricaria um foguete tão grande…
  7. parabens robson e os cientistas... disse:
    nunca ouvi falar nisso, mas adorei a historia…caico e uma cidade de sorte…ja pensou nos anos 70,uma coisa dessa magnetude…se pros tempos de hoje é conplicado imagina aquele epoca….
  8. Paty-Natal disse:
    Uma verdadeira Odisséia ao Espaço, era isso o que pretendia os cientistas e estudiosos supracitados na excelente matéria.
    Valeu mesmo, pois é sempre bom recordar os velhos tempos…
    Abraço fraternal
  9. José Alberto Brito disse:
    Meu caro Xerife,
    Muitos são os detalhes daquela inusitada prosopopéia espacial a qual também testemunhei. O trio de cientistas e pretensos austronautas, igualmente como os que estiveram na lua, levaram o experimento muito a sério. Na imaginação sem limite daqueles meninos que estavam todos na faixa dos seus 12 ou 13 anos, tinham sonhos, viviam e tentavam realizá-los. Tinham muito em comum, até mesmo o fato de morarem na rua da Rádio Rural de Caicó, que por algum tempo quiseram chamar de a rua dos cientistas. Vivi e convivi com o trio cientista e garanto que se tivessem tido o apoio financeiro, a história seria outra. Acidentes acontecem. Foi assim com um ônibus espacial americano, na base espacial de Alcântara e também nas inesquecíveis areias do rio seridó. Por essas e outras é que não me canso de dizer:
    Há uma Pátria na nossa Pátria, é a terra que nos viu nascer!
    Um abraço saudoso aos conterrâneos.
    José Alberto Brito(Bideco)
    Brasília-DF
  10. Wester disse:
    Meus Amigos,
    Blogueiro Robson Pires,
    Não é por me gabar, mas com o conteúdo desta mensagem fica comprovado que Caicó saiu na frente de muito “paísinho” metido a besta por aí. Este é um documento inédito e que coloca o Brasil, desde 1970, na corrida espacial.
    Um grande abraço deste Caicoense que se ufana de sua gloriosa terra.
    Ramos-São José dos Campos-SP
  11. Filomena disse:
    Esse povo de Caicó tem muita capacidade pra gerar besteirol……pô!!!!!!
  12. pelas caridades!!!!! disse:
    Amigo xerife,vou te dá uma ideia,porque vc num escreve um livro,só com os comentarios dos leitores do seu blog?.Acredito que todos seus leitores concordam.Existem muitas coisas interesantes:tem leitores que escrevem certo tudos nos trinkis;outros escrevem um deus nos acuda com tantos erros,neste item eu estou incluido….porem não deixa de ser uma boa pedida!.Vai ser um sucesso!msm eu garanto ki compro UM.
  13. Rômulo Targino disse:
    Caro xerife, em todas as materias de seu blog essa posso afirmar esta merece o prêmio nobel de jornalismo, parabéns pois retrata fatos de um Caicó feliz, onde se buscava o humor e a ciencia juntos.
  14. pelas caridades!!!!! disse:
    Vamos todos se juntar,os cientisas de caicó e de todo seridó,e juntos construir uma grande nave(fogete),para colocar os politicos copa do mundo que só veem de 4 em 4 anos,e tambem os da terra que só prometem e babam muito o governo do rn…(obs)vamos construir uma que suba e não volte nunca mais!!!.
  15. Elizabeth disse:
    Realmente uma das melhores matérias do vosso conceituado e acessado blog. Caicó tem potencial pra muitas áreas.
    Comentários de norte a sul do país, inclusive do Bideco um dos manda-chuvas dos correios do Brasil que reside em Brasília.
    Parabéns Robson!!
  16. Henrique Araújo disse:
    O que faz ser ainda mais engraçada essa estória é simplesmente ser verdadeira!!!
    Só em Caicó mesmo!!!devia fazer parte de uma série inclusive dramatizada…hahahahahaha
  17. Arlinda disse:
    KKKK! POR ISSO QUE VOCÊ É SEMPRE BEM INFORMADO, XERIFE!!HEHEHE
    BJUS
  18. ALUMÃO NT disse:
    Robson,
    Eu soube que tem um engenheiro ai de Caicó que participa ativamente dos lançamentos aqui na Barreira do Inferno, será que ele tá nesse meio??

Nenhum comentário:

Postar um comentário