segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Acervo da Comissão da Verdade da UFRN está sob guarda do Departamento de História

(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)
As fotos estão nos Portais do IHGRN; Site do Prof. Carlos Gomes

A documentação produzida pela Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CV/UFRN) está depositada no Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (DHI/CCHLA). O conjunto de pastas foi entregue no último dia 8 de setembro, pela secretária da CV, Kadma Maia, e o Bacharel Juan de Assis, conforme autorização do presidente da CV, Prof. Carlos Gomes.

Recebido pela Coordenadora do Laboratório de História da UFRN, Iris Dantas, o acervo constituído por documentos textuais, áudio, imagem e vídeo, ficará sob a responsabilidade do departamento até a organização do Memorial da CV, a ser montado no antigo prédio da Faculdade de Direito da Ribeira, pertencente à UFRN.

A edição do relatório final da CV está sob a responsabilidade da Editora Universitária (EdUFRN) e a previsão é de que seja lançada este ano.

A Comissão

A Comissão da Verdade da UFRN foi criada por meio da Portaria nº 1.809/12-R, de 31 de outubro de 2012 e atuou de 18 de dezembro de 2012 a dezembro de 2014, com a conclusão do relatório final.
Durante dois anos, os integrantes buscaram esclarecer possíveis violações aos direitos humanos, ocorridas no âmbito da comunidade universitária da UFRN (docentes, discentes e técnicos), entre 18 de setembro de 1946 a 05 de outubro de 1988. O objetivo do trabalho foi cumprir o direito à memória e à verdade histórica,  colaborando assim com a Comissão Nacional da Verdade da Casa Civil da Presidência da República.

Contribuíram com a comissão: Carlos Roberto de Miranda Gomes (presidente), Ivis alverto Lourenço de Andrade (vice-presidente), Almir de Carvalho Bueno (professor associado), Justina Iva de Araújo (professora adjunta aposentada), Danyelle Rosana Guedes (aluna do curso de pedagogia), Maria Ângela Fernandes Ferreira (professora associada), Moisés Alvez de Souza (vigilante), além de 10 alunos bolsistas (4 de História, 2 de Direito, 2 de Ciências Sociais e 2 de Ciências da Informação(Biblioteconomia).