domingo, 8 de junho de 2014

Pela-bucho e Vira tripa.

Por Geraldo Anízio*
A maior universidade de política é o Rio Grande do Norte. Lá teve os maiores acadêmicos da história de Café Gilho ao Papa Jerimum. O mais comum  linguajar  criados de casos populares, foram aproveitados como slogan em campanhas invencíveis. Os candidatos ganharam apelidos conforme as características individuais de cada um. Dinarte Mariz por ser branco e de pele clara, os adversários apelidaram de Rato Branco, Aluízio Alves, chamaram-no de Cigano Feiticeiro por ter derrotado Dinarte à reeleição de 1961 a 1966 e, por dizerem que  Aluízio só tinha um pulmão e, de voz rouca, apelidaram-no de Bode Rouco. Dinarte na campanha para governador nos anos 60s, segundo informações populares, havia ele dito caso ganhasse a eleição de Aluízio Alves, fecharia a Lagoa de Manoel Felipe em Natal. Não deu outra, foi o estopim da tomada de campanha do candidato adversário Aluízio. O povo começou a chamá-lo de  Fechador e, Dinarte perdeu feio para Aluízio Alves o candidato da Esperança.
Mons. Walfredo Gurgel, não foi diferente, criticado por ser sacerdote e candidato ao governo do Estado. Por ser conservador e andar popularmente de batina, as más línguas não pouparam o vigário. Compuseram logo uma música em que havia um trecho que dizia: Quem foi  que disse/ Que deus mandou /Homem de saia / Pra  ser Governador.
Da crítica ao Monsenhor Walfredo rendeu-lhe o Governo do Rio Grande do Norte. No interior a coisa fica mais brava e os partidos divergem com bandeiras na frente das casas, e as cores verde e encarnado. Essas cores na política não podem e nem dever ser misturadas. Cada um para o seu lado. Em Caicó, as campanhas efervesceram as pessoas mais pela paixão do partido que pelo candidato.
O populismo trazido por Aluízio e Dinarte transformou-se em fanatismo político a ponto de eleitores apostarem, brigarem e morrerem pelos candidatos partidários. Por causa dessas acirradas disputas eleitoreiras, gerou entre adversárias termos engraçadíssimos. Duas mulheres trabalhavam na matança fazendo limpeza dos fatos dos bois e vacas mortos ali. Uma limpava as tripas, a outra pelava os buchos. Numa desavença por discussões políticas, um delas chamou a outra de: "Você é uma vira-tripa! A outra não ficou por baixo e respondeu: E você! Sinha pela-bucha!
A partir dessa discussão estava criado o pseudônimo dos eleitores adversários fanáticos por seus partidos. Quem  fosse do partido de Manoel Torres, também  apelidado de Mané Panela, era Pela-Bucho; se fosse do lado de Vivaldo Costa, também apelidado de Mãe Pobre ou Papa Jerimum, chamaria de Vira-Tripa.
Francisco de Assis Medeiros, candidatou-se a prefeito de Caicó, sendo vesgo, logo o apelidaram de Burra Cega e não deu outra, o apelido mais a paródia feita por Morais:Arena Verde não vá roer, eu vou fazer de barro um prefeito pra você. Burra Cega foi eleito prefeito de Caicó nos anos 70s.
Isso é só um pouco da  política no sertão do Seridó! E você de qual lado era?
*Geraldo Anízio, seridoense, poeta, educador, é radicado em Rondônia. Texto publicado em seu blog.


--
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN.com em 6/08/2014 10:07:00 AM