terça-feira, 27 de outubro de 2015

Histórias da Resistência ao Regime de 64.

A série de reportagens que publicamos na “Tribuna do Norte”, de Natal, intitulada “Histórias da Resistência ao Regime de 64”, a partir de abril de 1991, poderá ser lida nos próximos dias, neste blogue.
Foram catorze reportagens com os seguintes títulos: 1 - Guerrilha era o método de combate ao regime militar; 2 – Edilson, o “guerrilheiro” que lutou com a ignorância; 3 – Pinheiro, militante que duvidou das ações armadas; 4 – Com uma sandália, Mauricio engana e dribla policiais: 5 – Manu e os áureos tempos da luta contra o “status quo”; 6 –Direito, Farmácia e Odonto: era o eixo da reação na UFRN; 7 – Resistência armada revelou os crimes do regime militar: 8 – Palestra de Felinto fez a cabeça de Luciano Almeida; - 9 – Em 1968,  o Atheneu revolucionou Natal; 10 - Agressão a Frei Marcelino redunda em protesto popular; 11 –Casa do Estudante produziu Emanuel e líderes de direita; 12 – Ivaldo diz que estudantes só não superaram A. Alves ; 13 – Zaratini foi buscar armas na China para a guerrilha; 14 - Cientista político diz que o Exército controlava as esquerdas (14).
As páginas da nona, décima, décima terceira e décima quarta reportagens enfocam o movimento estudantil e o surgimento de uma tentativa de guerrilha rural na periferia de Catolé do Rocha/PB.
Em novembro de 2012, neste blogue, publicamos reportagens sobre o movimento estudantil em Natal/RN antes e durante o regime autoritário.
Aguardem.